INSS – Reajuste para segurados e pagamento de atrasados



  
INSS pagará atrasados e dará aumento a 491 mil segurados 

O INSS fechou um acordo ontem (1º/08) que visa dar aumento a 491 mil segurados que recebem benefício por incapacidade (como o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez) ou por pensão originado entre 1999 e 2009.

O pagamento do reajuste será feito em janeiro e terá um impacto mensal de R$ 56 milhões nas contas da Previdência Social.

Além desse reajuste, o INSS irá pagar os atrasados para 2,296 milhões de segurados que receberam o benefício, mas tiveram o pagamento cancelado. Esses atrasados são referentes aos valores que não foram pagos nos últimos 5 anos, contados a partir de maio de 2012 (quando ocorreu a citação do instituto na ação que deu origem à revisão). Os pagamentos serão feitos até 2022. O INSS estima que com os atrasados, os gastos serão de R$ 7,7 bilhões.





Os segurados que têm direito ao reajuste ou aos atrasados receberão uma carta do INSS informando o valor e a data do pagamento, que será feito automaticamente.

A previsão é de que o acordo seja assinado pelo Ministério Público, o INSS e a AGU (Advocacia-Geral da União) no dia 10 de agosto, sendo protocolado na Justiça no dia 13 do mesmo mês.



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *