Produção industrial brasileira – Alta em junho de 2012



  
Vendas de veículos ajudaram a impulsionar a produção industrial em junho

Impulsionadas pela redução do IPI, as vendas de automóveis no mês de junho de 2012, aumentaram e fizeram com que as concessionárias ficassem com os níveis de estoques normalizados. Com isso, a produção da indústria automobilística pôde voltar, influenciando positivamente a produção industrial brasileira, que registrou alta de 0,2% em junho ante o mês anterior.

Segundo o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, André Luiz Macedo, os dados da Anfavea mostraram que houve uma grande alta no licenciamento de automóveis de maio para junho.

Nos meses anteriores o setor de veículos automotores estavam registrando queda, exemplo disso foi a baixa de 4,5% em maio em relação a abril.





Outro setor que apresentou alta no mês de junho, influenciando positivamente a produção industrial, foi o farmacêutico, com o avanço de 8,6% se comparado a maio. Segundo André Luiz, isso se deve pela volatilidade da produção, sendo que as encomendas do governo podem ter aumentado em junho.

O setor de equipamentos e transportes, principalmente na indústria de aviões, também voltou a produzir (12,5%) e contribuiu para o avanço da produção industrial brasileira em junho.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *