Impostômetro – Informações sobre Como Funciona



  

Em 2005, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) inaugurou o Impostômetro, que é um sistema de acompanhamento de taxas, impostos e contribuições pagos pela população, incluindo juros e correção monetária.

Para o levantamento das informações de arrecadação federal, são utilizadas bases de dados da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já para a arrecadação estadual, é utilizada a base de dados da CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) e das Secretarias Estaduais de Fazenda. Por fim, as arrecadações municipais são informadas por meio da Secretaria do Tesouro Nacional e Tribunais de Contas dos Estados.

A finalidade do Impostômetro é mensurar quanto dinheiro o cidadão está perdendo, pagando valores que não se sabe bem o porquê.





No site www.impostometro.com.br, podemos visualizar o valor atual, que na madrugada de ontem, 27 de maio de 2012, chegou a R$ 600 bilhões. Podemos verificar, também, o valor por período, por mês, por dia, por hora, por minuto, por segundo e por habitante.

Além disso, há informações de todo o processo, curiosidades e informações em geral.

Este é um ótimo site para verificarmos a quantas anda o nosso “rico dinheirinho”, que deveria realmente estar sendo aplicado de forma a melhorar a vida de todos nós.

Por Aline Neves



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *