Poupança é mais vantajosa do que os Fundos de Renda Fixa



  

De acordo com especialistas a redução da taxa Selic em 0,75% irá tornar a aplicação na poupança mais vantajosa do que aquelas feitas em fundos de renda fixa. A conclusão foi divulgada em uma pesquisa realizada pela Anefac – Associação Nacional de Executivo de Finanças, Administração e Contabilidade.

A discussão veio à tona após a divulgação do Banco Central de que a taxa básica de juros ficou em 9% ao ano.  O motivo da preferência pela poupança é o fato de não ser obrigatório o recolhimento do Imposto de Renda sobre os possíveis rendimentos nesse tipo de transação, além do mais a caderneta também é livre das taxas de administração cobradas por muitas instituições bancárias. Sobre a poupança, a Secretaria da Fazenda cobra uma taxa sobre o valor aplicado de 22,5% para o IR, sendo que após dois anos esse percentual cai para 15%





Para o estudo foram levadas em consideração as taxas arrecadas pelas companhias financeiras que variam de 0,5% a 2,5% por ano. Foi feito também uma simulação, na qual foi observada a rentabilidade da poupança com uma taxa de 0,54% mensais. 

Tendo como base esses parâmetros, os fundos de renda fixa ficariam abaixo dos rendimentos da caderneta, que logo passaria a ser uma opção mais interessante para os investidores. 

Por Joyce Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *