Dinheiro – Sistema de pagamento preferido da população



  

Os brasileiros possuem uma infinidade de formas de pagamento a serem utilizadas na aquisição de bens e serviços. Embora a popularidade do cartão de crédito e débito tenha aumentado nos últimos anos, o levantamento ‘O brasileiro e sua relação com o dinheiro’ aponta que o dinheiro ainda é o preferido da população, com 72% de representação.

O Banco Central (BC), responsável por divulgar a pesquisa, revela também que 55% dos trabalhadores recebem seu salário em dinheiro.

O processo de bancarização do brasileiro também foi ilustrado pela autoridade monetária. O percentual de pessoas com conta corrente em 2007 era de 39%, passando para 51% no ano passado, curiosamente o período em que os cartões de débito e crédito passaram a ser utilizados em maior escala para compras em supermercados, calçados, roupas e eletrodomésticos, bem como para o pagamento de contas.





As pessoas mais velhas geralmente passam adiante o hábito de carregar notas em carteiras, bolsas ou pochetes, culminando, portanto, que boa parte dos consultados pelo estudo portam até R$ 20, em média, todos os dias. Se relacionadas as moedas, 21% das pessoas examinadas afirmam transportar até R$ 3 todos os dias.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Banco Central



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *