Aposentadoria – Novo Reajuste aprovado para Aposentados e Pensionistas



  

Com o fim da longa discussão sobre o reajuste dos aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo, que teve seu capítulo final no último dia 15 de junho, quando presidente Lula sancionou a decisão do congresso nacional que estabeleceu o reajuste no percentual de 7,72%, o governo já se programa para realizar os pagamentos nas folhas da Previdência Social a partir do pagamento de julho.

Para entender como ficou a situação de aproximadamente 8,3 milhões de aposentados e pensionistas em relação a este reajuste, basta lembrar que os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo tiveram no início deste ano um reajuste de 6,14%. Enquanto isso se discutia no congresso outro valor durante o trâmite da medida provisória que estabeleceu este percentual inicial. Após muitas discussões e negociações foi aprovado o percentual de 7,72%, que em princípio o governo não aceitava em função do impacto, algo em torno de 1,6 bilhões de reais, nas contas da Previdência Social.

Mas os 7,72% foi aprovado e enviado para a sanção do presidente da república que ainda poderia vetá-lo. Mas após reuniões com os ministros da previdência e da área econômica, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, não vetou o que foi aprovado pelo congresso.





Desta forma a diferença entre os 6,14% do início do ano e os 7,72% aprovados agora, conforme informações do Ministro da Previdência Social serão pagos na folha do mês de agosto, que é paga no final de agosto e início de setembro. Esta diferença gira em torno de 800 milhões. E conforme já informado pelo governo, o novo reajuste já será pago na folha de julho, que é recebida no início do mês de agosto.

Para equilibrar as contas da Previdência e arcar com esta nova despesa o governo pretende realizar cortes no orçamento, reduzindo despesas. Cortes estes que segundo o governo não atingirão os investimentos sociais.

Por Mauro Câmara

Fonte: G1



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *