Livro “Como se transformar em um operador e investidor de sucesso” de Alexander Elder



  

O livro “Como se transfomar em um operador e investidor de sucesso”, de Alexander Elder, traz alguns conceitos extremamente interessantes para se entender o mercado de capitais. O autor, um russo que conseguiu asilo político nos EUA nos tempos da União Soviética, é psiquiatra. E isso dá a tônica mais interessante do livro.

A primeira parte, “Psicologia Individual”, é bastante filosófica, mas extremamente importante. O autor já deixa claro, de saída, que o mercado não foi feito para você ganhar dinheiro. As taxas de corretagem, emolumentos e impostos fazem com que o vencedor fique com uma quantia menor que o prejuízo do perdedor. Isso faz com que o mercado seja de soma negativa. Os mercados tendem a crescer no longo prazo, mas as operações de curto prazo são de soma zero (negativa devido às taxas). Ou seja, você estará enriquecendo a corretora se ficar comprando e vendendo ações o tempo todo, é bom ter isso na cabeça.





Com base nisso, o autor escreve sobre algumas técnicas para aproveitar o crescimento natural do mercado sem correr grandes riscos nem fazer muitas operações. Ele usa seu ferramental de psiquiatra, avaliando aspectos psicológicos individuais e de massa, traçando possíveis métodos de se entender a psicologia dos operadores de mercado e operar a partir disso.

Vale a leitura para quem quer operar com ações.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *